QUAL É A ORIGEM DO MAU HÁLITO?

O termo “mau hálito” ou “halitose” é usado para descrever um odor desagradável que emana da cavidade bucal e é motivo, atrás somente da cárie e da doença periodontal, de visitas ao dentista.

A maioria dos casos de halitose origina-se na boca como resultado do metabolismo microbiano (bactérias), porém existem outras causas que podem ser consideradas como causadoras do mau hálito. 

 Ao acordar é normal que muitas pessoas apresentem algum grau de mau hálito, pois ao dormir o fluxo salivar diminui. Isso faz com que pequenos restos alimentares, juntamente com células epiteliais acumulem, causando mau cheiro. A halitose matinal é facilmente removida realizando a escovação ou então ao se alimentar. 

Enquanto essa halitose matinal e passageira é facilmente controlada, a halitose persistente pode indicar desordens orais, tais como: doença periodontal, infamação gengival, saburra lingual, ou desordens sistêmicas. Tais como: úlceras gastrintestinais, diabetes mellittus, entre outras. (Rev. Odont. UNESP)