O aparelho ortodôntico é utilizado para corrigir dentes tortos e desalinhados, ou problemas de mordida que podem vir a acarretar problemas maiores.
O tempo de uso do aparelho depende do objetivo do uso e da gravidade do problema, podendo variar de meses a anos. Problemas como cáries ou gengivite (gengiva sangrando) devem ser solucionados antes do aparelho ser colocado.
Após a instalação do aparelho é importante realizar a higiene bucal de forma correta, utilizando fio dental e escova macia, além de ir a consultas periódicas com o dentista para que possa ser feita a manutenção do aparelho.
TIPOS DE APARELHO
1. Aparelho fixo metálico
Os aparelhos fixos são utilizados para promover o alinhamento dos dentes, o que é feito por meio de força mecânica que movimenta os dentes, colocando-os no lugar. Esse tipo de aparelho é metálico e usa-se elastics (borrachinha) para realizar a pressão no fio e assim a movimentação dentária. A manutenção deve ser feita 1x ao mês, no período mínimo de tempo de 21 dias entre cada consulta.
2. Aparelho fixo estético
Esse tipo de aparelho também é utilizado para alinhar os dentes e é igual ao aparelho fixo comum, sendo constituído por fios e braquetes (peças do aparelho) no entanto tem aspecto branco ou leitoso, já que são feitos com um material mais transparente, como porcelana ou safira, tendo um preço mais elevado.
O aparelho fixo estético que contém os bráquetes de porcelana possuem o preço mais acessível que o de safira, que é ainda mais transparente, ficando praticamente invisível junto do dente. A manutenção deve ser feita 1x ao mês.
3. Aparelho lingual
O aparelho lingual tem a mesma finalidade do aparelho fixo normal: promover o alinhamento dos dentes. No entanto, nesse tipo de aparelho, os braquetes são colocados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua e sendo considerados invisíveis. Por causa disso, esse tipo de aparelho é indicado para pessoas que praticam esportes de maior contato ou para pessoas que querem alinhar o sorriso, porém não querem que o aparelho apareça. Manutenção 1x ao mês.
4. Aparelho autoligado
Os aparelhos autoligados são aqueles que têm os arcos ortodônticos ligados aos braquetes diretamente, sem a necessidade de ligaduras elásticas. Essa mudança traz algumas vantagens interessantes em relação aos tratamentos convencionais, tais como: tempo de tratamento relativamente menor (em torno de 5 a 7 meses a menos), causa menos dor, e não precisa usar as famosas borrachinhas coloridas. A manutenção é feita mensalmente.
5. Alinhador invisível
Os alinhadores são aparelhos transparentes e removíveis que são indicados para o alinhamento e nivelamento dentário. Eles dão mais conforto ao paciente, já que fazem as correções dentárias de maneira mais rápida, e são mais estéticos por serem transparentes. As principais vantagens dos alinhadores invisíveis em relação aos aparelhos fixos convencionais estão na maior facilidade de passar o fio dental, não possui fios ou metais que machucam a boca, não interfere na fala ou estética e seus resultados podem aparecer entre seis meses e um ano. Você também pode ver o resultado final do seu tratamento nas primeiras consultas de planejamento, onde a Dra mostra através de um software a simulação de como vai ficar seu sorriso. Esse aparelho pode ser removido a qualquer hora do dia. É uma excelente escolha para quem quer os dentes alinhados, porém não gosta dos bráquetes metálicos ou estéticos.
TEMPO DE USO: O tempo de uso de todos os aparelhos fixos variam de 1,5 anos a 3 anos. Tudo depende do cuidado do paciente com o aparelho e da habilidade do(a) profissional que conduzirá o caso. No caso dos alinhadores o período se torna muito menor, variando de 6 meses a 1 ano. Lembrando que esse tempo também depende de alguns fatores, como a avaliação da gravidade de cada caso e também da indicação do tratamento.