COMO É FEITO O IMPLANTE DENTÁRIO?

A cirurgia para colocar implantes dentários é um processo simples e indolor, e pode-se dizer também que é rápido. Em casos de implantes unitários (um dente só), pode-se levar até minutos. A cirurgia é realizada no próprio consultório odontológico, com anestesia local, tornando o procedimento indolor.

O implante dentário é realizado em duas etapas:

  •  Etapa cirúrgica, onde são instalados os implantes que substituirão as raízes naturais dos dentes. Os implantes ficam inseridos no osso, onde não aparecem e também não causam nenhum desconforto. É a base da prótese (dente)
  •  Etapa protética: onde serão instaladas as próteses dentárias, ou seja, os dentes artificiais que ocuparão o lugar dos dentes naturais ausentes, substituídos pelos implantes.

IMPLANTE DÓI?

Essa é uma das perguntas que mais conta na hora de fazer implantes dentários. Será que dói?

O procedimento de implantes é feito todo com anestesia local, por isso, não dói absolutamente nada. O pós-operatório da cirurgia é feito com muito cuidado com todas as prescrições medicamentosas para dor, anti-inflamatórios e antibióticos, que ingeridos nos horários prescritos também vão evitar que o paciente sinta dor. Ou seja, o dia seguinte da cirurgia também é tranquilo e indolor tomando todos os cuidados recomendados pelo cirurgião dentista. 

CUIDADOS COM O IMPLANTE APÓS A CIRURGIA 

Alguns cuidados recomendados são:

  • Evitar exercícios físicos ou esforços físicos durante 3 dias;
  • Dieta líquida e fria no primeiro dia da cirurgia, pastosa e morna no segundo dia, e alimentação normal no terceiro dia;
  • Fazer a higiene oral corretamente para evitar o acúmulo de alimento na cicatriz e possíveis inflamações;