Dentes brancos e alinhados são fatores determinantes na estética facial e contribuem para o bem estar pessoal e social. O clareamento dental é um dos tratamentos odontológicos mais solicitados pelos pacientes a fim de melhorar a aparência do sorriso. O procedimento consiste de aplicações de géis à base de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio que, dependendo da técnica preconizada, podem ser realizadas no consultório (técnica no consultório) ou pelo próprio paciente (técnica caseira).¹
BARATIERI, L. N. Clareamento dental. 1. ed. São Paulo: Ed. Santos, 1995.
PARA QUEM É INDICADO O CLAREAMENTO?
É indicado para pessoas que tenham pequenas manchas no dente que não possam ser removidas com a limpeza de consultório, ou para quem quer deixar o sorriso ainda mais belo e branquinho. As contraindicações normalmente são para pacientes que possuam problemas bucais como cáries, doenças periodontais e lesões dentárias. Além disso, no terço inicial e final da gravidez, é um procedimento que deve ser evitado.
TIPOS DE CLAREAMENTO DENTAL
- CLAREAMENTO DE CONSULTÓRIO
Esse procedimento é feito no consultório, o qual o profissional faz uso de um clareador de maior intensidade. O procedimento dura em torno de 1h e tem resultados já na primeira consulta de clareamento. Esse é um procedimento eficiente e com resultados imediatos, porém, pode causar um pouco de sensibilidade no início.
- CLAREAMENTO CASEIRO
Nesse caso, é feito um molde da arcada dentária do paciente onde são confeccionadas moldeiras de silicone para o paciente usar em casa. Usa-se géis clareadores de menor intensidade pelo tempo determinado de cada clareador. É um clareamento muito eficiente, porém, o resultado pode ser visualizado após alguns dias de tratamento.
- CLAREAMENTO INTERNO
O clareamento interno costuma ser indicado para dentes que passaram por um tratamento de canal (endodontia). O clareador é inserido na parte interna no dente, com o intuito de clarear a mancha causada por hemorragia interna do dente ou até mesmo uma mancha decorrente do material obturador. Leva em torno de 5 sessões feitas no consultório e é indolor.
O QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DO CLAREAMENTO DENTAL?
O clareamento deve sempre ser conduzido por um profissional habilitado e que conheça todas as opções de clareadores do mercado. O clareamento realizado em consultório, por exemplo, tem a grande vantagem de trazer resultados imediatos, porém pode causar sensibilidade. A sensibilidade é uma questão muito importante a ser levada em conta na hora de escolher qual clareador usar, pois dependendo da porcentagem do clareador, pode causar ainda mais sensibilidade. Dessa maneira, o dentista fará uma avaliação criteriosa sobre a saúde bucal do paciente para, assim, indicar qual clareamento realizar.
CUIDADOS NECESSÁRIOS APÓS O CLAREAMENTO DENTAL
• Evitar o consumo de alimentos e bebidas com corantes, como o café ou o vinho
• Se não for possível evitar o consumo de bebidas muito pigmentadas, canudos podem servir como bons aliados
• Evitar o uso de tabaco
• Manter uma rotina de cuidados com a higiene dental, escovando os dentes após as principais refeições
• Evitar o uso de enxaguantes bucais coloridos ou que contenham álcool em sua composição
• Visitar o dentista regularmente para limpeza dos dentes